quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Eu li: A arte de correr na chuva - Garth Stein

Tudo bem, estou ausente por aqui. Mas faço questão de voltar quando tenho algo muito, muito bom para compartilhar. E hoje vim compartilhar esse livro maravilhoso que me indicaram faz um bom tempo, mas que só li alguns dias atrás. 


Sinopse oficial: Enzo sabe que é um cachorro diferente. Quase humano, passa horas filosofando e é obcecado com televisão: aprende tudo por lá. Além disso, presta muita atenção nas palavras de seu mestre, Denny Swift, um piloto de corridas. Enzo aprendeu muito sobre o que significa ser um humano com Denny. A vida, assim como a corrida, não é apenas sobre a chegada. As técnicas para a pista podem ser aplicadas a todas as etapas da vida. Agora, prestes a morrer, Enzo reflete sobre tudo pelo qual já passou com sua família humana. Os sacrifícios que Denny fez para ser bem-sucedido, mesmo após a morte de sua esposa, Eve; assim como as dificuldades em ser pai de Zoë. Apesar de estar ciente de suas limitações, Enzo ainda consegue ser o herói da família Swift. Uma história comovente sobre lealdade, esperança, família e amor.

Se você gostou de ler "Quatro vidas de um cachorro" ou "Marley e Eu" tenho certeza que também vai amar esse e em um nível ainda maior. Sabe aquele livro leve e engraçado mas cheio de reflexões? Que livro sensível. A história é inteira narrada pelo cão que discorre toda a sua vida sob seu ponto de vista. Muitas vezes me identifiquei com o cão Enzo, sob situações da vida em que nada podemos fazer a não ser aceitar ou tirar algo bom daquilo. Pensar de forma simples faz tudo realmente parecer mais simples e menos pesado. Eu super indico tirar algumas horas para esse livro e guardar na cabeceira. Separei um trecho que amei e vou sempre lembrar:

"Quem seria Aquiles sem o seu tendão? Quem seria Sansão sem Dalila? Quem seria Édipo sem os pés tortos? Mudo por causa da minha estrutura, pude estudar a arte da retórica sem ser tolhido pelos limites do ego e do interesse pessoal, e por isso sei as respostas para essas perguntas.
O verdadeiro herói é imperfeito. O verdadeiro teste para um campeão não está na sua capacidade de triunfar, mas na de superar obstáculos - de preferência criados por ele mesmo - a fim de triunfar. Um herói sem defeitos não é interessante para o público ou para o universo, pois, afinal de contas, o conceito de herói se baseia no conflito e na oposição, no encontro da força irresistível com o objeto irremovível. E é por isso que Michael Schumacher, certamente um dos mais talentosos pilotos da fórmula 1 de todos os tempos, vencedor de mais corridas, ganhador de mais campeonatos, detentor de mais pole-positions do que qualquer outro piloto da história da fórmula 1, sempre fica fora da lista de campões favoritos dos fãs de corrida. Ele sempre foi diferente de Ayrton Senna, que usava as mesmas táticas tortuosas e ousadas se Schumacher, mas fazia isso com brilho, e por isso diziam que era carismático e emotivo, e nao distante e inatingível, o que costumam dizer de Schumacher. Schumacher não tinha defeitos."

Um cão, por ser cão, fica em silêncio e consegue sentir tudo ao seu redor: o cheiro, os gestos, a respiração, o clima... Quem dera se todos nós fossemos um pouquinho de cão de vez em quando e conseguissemos prestar atenção e dar valor a pequenas coisas do nosso dia-a-dia... <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário