quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Cronograma Capilar: Produtos que eu uso e meu pós 6 meses!

Olá, meninas! Hoje eu vim aqui para falar do que eu amo: cabelos! SIIM! Sou a louca dos cremes, máscaras, receitas caseiras, dicas e tudo o mais sobre os cabelos... E, claro, também faço várias coisas nos meus. Como eu já disse eu um post anterior, resolvi adotar o Cronograma Capilar na minha rotina, já que abandonei as progressivas (completando 1 ano sem formol esse mês!) e resolvi assumir ele natural mesmo. Meu cabelo não é enrolado, mas também não é liso... O que pode parecer fácil de cuidar, mas não é! O cabelo ondulado tem uma tendência a armar e ficar sem definição, e, então, só com muita hidratação para alinhar os fios.

Após 6 meses de Cronograma Capilar, intercalando os dias de tratamento e seguindo certinho, já posso dizer que o resultado é muito satisfatório! Infelizmente, eu não tirei fotos do antes e depois e até não iria dar certo porque resolvi tosar cortar ele faz pouco mais de 1 mês, o que também ajudou a deixa-lo mais saudável. Acho que o CC é algo para a vida! Mesmo que a gente passe a fazer menos hidratações na semana, mas nunca abandonar! O cabelo cresce realmente mais bonito, forte e mais rápido! Depois que comecei o CC, ele começou a crescer numa velocidade absurda comparado com antes do CC. No momento, pós 6 meses, a minha tabela está assim:


CRONOGRAMA
CAPILAR

DIA 1

DIA 2

DIA 3

SEMANA 1

Hidratação

Nutrição

Nutrição

SEMANA 2

Hidratação

Nutrição

Reconstrução

SEMANA 3

Hidratação

Nutrição

Nutrição

SEMANA 4

Hidratação

Nutrição

Reconstrução

Essa é a minha tabela pronta pro 7º mês, porém, fiquei 3 meses fazendo duas reconstruções a mais, já que meu cabelo estava bem detonado. Agora que ele já está voltando ao "normal" e quebrando bem menos (já que quase não tenho mais nada loiro e nenhuma química), voltarei às hidratações e menos reconstruções no mês. Lembrando que eu não uso nenhum produto profissional ou mega caro! O que significa que dá, sim, para manter os fios bonitos sem gastar uma mega grana.

O que eu uso na hidratação?


Hidratação é uma etapa que não dei muita atenção nos meses passados, já que meu cabelo estava mais quebrado. Agora, sinto que ele gosta dessa etapa. Usei desde o começo essa máscara da Salon Line, SOS Bomba de Vitaminas, não só por ter esse rótulo de que indica que o crescimento vai aumentar, mas também porque ela é realmente boa. O cabelo fica muuuito macio depois dela. Já a da Amend, Climate Control, é uma máscara menos hidratante, para controlar o frizz (que tenho muito!), por isso adiciono sempre uma tampinha do Probentol (mesma coisa que Bepantol). Dá aquela sensação de fios bem molinhos, sabe?

O que eu uso na nutrição?


Essa máscara da Lee Stafford é a minha preferida entre todas! Já estou no segundo potinho. É maravilhosa! Aquela máscara que deixa o cabelo encorpado... E sem contar o cheiro delícia que ela tem. É para ser usada no couro cabeludo também, massageando, para estimular o crescimento dos fios. A Inoar Doctor já não tive muito sucesso... Ela quebra um galho mas não dá um resultado super bacana que a nutrição, geralmente, dá. Muitas meninas adoram essa máscara, mas o meu cabelo não curtiu muito... De qualquer forma, eu uso porque tenho TOC porque mal não faz. 
Já o óleo de coco é indicação para todo mundo! Mesmo para quem não faz o Cronograma Capilar. Eu uso para fazer umectação antes das nutrições. Ele estimula o crescimento. dá maciez, melhora o frizz e alinha. Passo ele à noite antes de dormir e retiro ao acordar, lavando os cabelos. Mas para quem não quer dormir com ele no cabelo, também pode usar como pré-shampoo, passando nos fios uns 10 minutos antes da lavagem, é ótimo!

O que eu uso na reconstrução?


O meu creme preferido da reconstrução é essa máscara da Nazca, SOS Reconstrução. O resultado de uma hidratação com ela no meu cabelo é muuito bom! Fica bem alinhado, macio e aparentemente forte. O cheiro dela é bem comum, mas não é enjoativo. Já essa da Bio Extratus, de Shitake, também é velha amiga e estou no segundo pote. Para incrementa-la, uso a carga de queratina da Keramax, já que a máscara não é tão rica em queratina. É para uma reconstrução menos pesada, sabe? O mesmo acontece com a Amend, já que ela tem compostos que servem tanto na etapa de hidratação, como na de reconstrução.


Também faço a Reconstrução Ácida com vinagre de maçã uma vez por mês. Ela é ótima para quem tem os cabelos descoloridos e a os fios estão com as cutículas abertas. A acidez do vinagre vai "fechar" as cutículas, ajudando a reter todos os nutrientes recebidos pelos tratamentos que vierem depois. É só misturar um pouco de vinagre de maçã com um pouco de água (de preferência mais água que vinagre) e passar no cabelo depois da lavagem normal. Enxaguar e passar uma máscara reconstrutora. Deixar agir pelo tempo determinado na embalagem, enxaguar de novo e aplicar pela última vez o vinagre com água. Fica realmente muito bom! Confesso que fica um pouquinho de cheiro no cabelo, então não faça isso em datas importantes! Porém, vale a pena. Façam o teste e me digam depois...

Geralmente, eu uso o shampoo que estiver a disposição no box do banheiro, mas quando faço a umectação com óleo de coco, dou preferência para algum que seja transparente para deixar bem limpinho e tirar todos os resíduos de óleo. Eu uso o Seda Pureza Refrescante, que é baratinho e fácil de achar, funciona bem para mim. Ah! E não deixar de usar um condicionador no final de tudo, para selar as cutículas. 
Na maioria das vezes, eu uso o secador, porque o cabelo fica muuito mais alinhado quando a gente usa o secador, não é mesmo? Então é importante usar um bom protetor térmico para que o todo o trabalho anterior não tenha sido em vão, viu? Mas também vale deixar o cabelo secar naturalmente um dia ou outro, isso vai ajudar a deixa-lo mais forte.


Ufa! É isso! São os cuidados que tenho ultimamente com os meus fios. Agora quero saber, quais os cuidados especiais que vocês dão?

Até mais! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário