quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Eu li: Trilogia Jogos Vorazes


Siiiim, eu li os três em uma semana! E siiimm, é muuuito melhor que o(s) filme(s)! Há 2 anos atrás, eu fui no cinema para assistir ao filme, naquela época eu nem sabia que era baseado em um livro, muito menos que tinha uma continuação. Mas fui, empolgada, porque foi o maior sucesso quando teve estreia nas telonas. No cinema, achei demais! Depois desses 2 anos, resolvi comprar a trilogia, já que é só elogios. Eis que venho dar meu parecer. (esse post pode conter spoilers)


A autora Suzanne Collins nasceu em Connecticut, é escritora de literatura infantojuvenil norte-americana e ficou mundialmente conhecida após escrever Jogos Vorazes (The Hunger Games). Vamos por partes?

Jogos Vorazes - Volume 1

Sinopse oficial: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Para mim, esse é melhor livro dos três! É emocionante! Suzanne Collins é daquelas escritoras detalhistas que nos faz imaginar a cena completa. Como eu já havia visto o filme antes de ler, imaginei um pouquinho parecido com o filme (a parte ruim de assistir ao filme antes de ler ao livro é a limitação que nossa cabeça cria, não é mesmo?), mas é mil vezes melhor. Com o livro eu passei a amar Peeta, e só com o filme eu não ia muito com o personagem. Também com Katniss foi assim. No filme ela só parece ser muito durona. Passei uma tarde inteira lendo porque não conseguia parar, mesmo sabendo o final, haha.

O filme acho que maioria já viu, mas para quem ainda não viu e tiver interesse, aí vai o trailer:


Em chamas - Volume 2

Sinopse oficial: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Esse é muito bom também, com menos ação. Se você só assistiu ao primeiro filme ou leu o primeiro livro, eu aconselho parar por aqui, se não perde a graça! haha. Cheio de surpresas durante o livro e muitas armadilhas. Confesso que gostei dele mais do meio para o final. E nesse, sim, Peeta surpreendeu mais ainda. Não gosto dessa parte do filme, a direção não é fiel ao livro. Cortaram muitas e muitas partes importantes do livro, talvez para deixar o filme menos longo. Mas vale a pena conferir os dois, de qualquer forma.

O filme foi lançado no cinema ano passado. Trailer:


A esperança - Volume 3

Sinopse oficial: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do "thriller", numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Esse é menos legal. Não que seja chato, mas os dois primeiros são uma eternidade melhores. Esse é mais político e tem mais foco na revolução contra a Capital. Mas, afinal, é o último e não menos importante. O livro só passa a ficar bom mesmo depois do meio. O final é bem diferente, achei justo, acho que era o eu queria mesmo, apesar de ser bem sofrido.

O filme, ao que parece, foi dividido em duas partes. A 1ª parte terá estreia em Novembro e alguns trailers teasers já estão sendo divulgados. Aí vai um deles:


E aí, quem já leu? Quem vai se aventurar? É muito legal, vale muito a pena. É daqueles livros que a gente chega a sonhar a noite (ou ter pesadelos) de tão envolvente. Os livros são bem melhores que os filmes, virei fã mesmo só agora depois de ler todos. Quem já leu, conta para a gente aqui nos comentários o que achou! =)

Até mais! Beijos!

2 comentários:

  1. (Escrevendo pela segunda vez pq da primeira deu zica)
    Oi, Caah! Eu tô lendo o último da trilogia agora e acho a história muuuito legal.
    Super vale a pena a leitura, mesmo! A forma com que a autora consegue mostrar e criticar a realidade atual indiretamente, criando uma "nova" realidade é demais, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO! Na verdade, acho que se tudo continuar como está, é isso que vamos nos tornar, mesmo. Mas é muito legal, né? Viciei! hahah Só o último que demorei um tiquinho a mais para ler.

      Excluir