terça-feira, 15 de julho de 2014

Livro: O silêncio das montanhas – Khaled Hosseini

Do mesmo autor do best-seller “O Caçador de Pipas”, o livro O silêncio das montanhas foi publicado aqui no Brasil no ano passado, dez anos depois do best-seller de Khaled Hosseini, um escritor nascido em Cabul. Seus livros possuem temas afegãos e sempre relatam a cultura do seu país.

                             

Sinopse oficial: “Khaled Hosseini escreveu um novo romance sobre como nos amamos, como cuidamos um do outro, e como as escolhas que fazemos ressoam através de gerações.
Neste relato que envolve não apenas pais e filhos, mas também irmãos e irmãs, primos e primas, Hosseini explora as diversas formas como as famílias educam filhos, magoam, traem, se respeitam e se sacrificam um pelos outros; e com que frequência somos surpreendidos pelas ações dos que estão mais próximos de nós no momento que mais precisamos.
Na sequência de seus personagens e as ramificações de suas vidas, escolhas e amores ao redor do mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à ilha grega de Tinos - a história se expande gradualmente, tornando-se mais emocionalmente complexa e poderosa a cada página.”

No começo eu fiquei meio perdida, mas depois comecei a entender que Hosseini escolheu uma forma diferente de contar uma longa história. Se ela fosse contada como nos livros normais, em uma narrativa seguindo a linha do tempo, seriam milhões de páginas. Mas o autor escolheu contar a história de Pari e Abdullah, dois irmãos separados na infância, por meio de contos. Em cada capítulo, a narrativa é contada por determinado personagem, toda a sua história é descrita em 1ª pessoa. Todos os contos são interligados e explicam toda a história. Algumas das ligações nós mesmos temos que fazer. Eu mesma fui tirar minhas conclusões só na parte final.

Eu gostei muito do livro. É bem diferente do que costumamos ler, cita culturas que não a nossa e também a guerra no Afeganistão. Já ouvi falarem que o autor exagerou no drama, mas eu não achei tão exagerado assim. São problemas reais, que nós mesmos enfrentamos durante a nossa vida e o quanto nossas escolhas podem mudar o rumo tanto da nossa história quanto a história dos que nos rodeiam.
 
Espero que gostem! =) Até mais! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário