quarta-feira, 26 de março de 2014

Para saber um pouquinho mais das bijoux!

Encontrei uma amiga essa semana (beijo, Bru) e, a pedidos, aqui vai um post explicando um pouco sobre os banhos de metais das nossas queridinhas bijoux.


 Quase todas as peças de bijuterias, todas as folheadas e a maioria das jóias têm um recobrimento eletrolítico, mais conhecido como banho ou folheação. A galvanoplastia trata-se de um processo no qual uma peça metálica recebe um revestimento com outro metal, como a niquelação, douração, cremação etc. Os objetivos desses revestimentos são diversos: aumento da resistência superficial, proteção contra corrosão, proteção da oxidação etc. A galvânica funciona utilizando o principio que os apostos se atraem. As peças que recebem o metal ficam no pólo negativo e recebem as cargas metálicas positivas que estão suspensas na solução do banho (leva o nome de banho uma vez que a solução é líquida!), quando juntas ligam-se uma a outra formando a camada de metal.


Diferença entre folheado, banhado e chapeado:
Para folhear ou chapear uma peça (exige objetos planos ou chapas) aplica-se sobre ela uma fina camada de ouro ou prata e, com uma compressão, essa folha adere ao objeto. Já para banhar uma peça, mergulha-se o metal-base (latão – sendo este o mais nobre e com maior aderência a outro metal, pewter ou alumínio) em uma solução de sais de ouro e liga a corrente elétrica. A qualidade do banho depende da quantidade de ouro depositada na peça, ou seja, uma peça com banho de espessura inferior a 0,02mm pode-se considerar bijuteria, já que essa quantidade não irá ajudar na durabilidade da peça.


É importante lembrar que os banhos de nickel são considerados cancerígenos e proibidos em vários países. Este é uma substituição do ródio, que é um dos metais mais caros e raros do planeta, para um custo bem inferior das bijuterias. Já o banho de ouro velho merece atenção, pois pode causar alergia em algumas pessoas por ter uma oxidação mais rápida do que os outros.
Textos retirados dos sites Portal das Joias e Pura Joia.

Espero ter esclarecido um pouquinho as dúvidas sobre os banhos e como é feito o processo. =)

Até mais! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário